Aviso aos viajantes: Covent Garden é muito mais que a piazza, o famoso mercado antigo visitado por multidões de turistas todos os dias. Covent Garden é, na verdade, um bairro inteiro e, para quem mora em Londres, um dos maiores centros de compras da cidade. O bairro compreende o quadrilátero delimitado pela Shaftesbury Avenue ao norte, a Strand ao sul, Charing Cross Road a oeste a Kingsway a leste. O epicentro do burburinho é o obelisco ao centro das Seven Dials, sete ruazinhas cheias de lojas legais.
Os locais nem costumam chegar perto da piazza, a menos que seja para ir à Royal Opera House ou ao Transport Museum, ali do lado.
No quesito compras Covent Garden se destaca pela originalidade. Apesar da cruel ação padronizadora de grandes empresas imobiliárias, ainda se encontram lojas independentes com o espírito quirky (maluquinho) que fizeram a fama do bairro.
Recomendo aqui minhas 12 lojas preferidas em Covent Garden, que visito sempre que passo por lá. Além de proporcionar ótimas compras, são uma excelente referência das inúmeras possibilidades que esta cidade oferece. Todas são independentes ou pequenas redes com poucas filiais, o que é uma raridade em Londres hoje em dia. Ah, e nenhuma fica perto da piazza. Vamos a elas:
1. Stanfords – ocupa o primeiro lugar da lista com louvor! Mega loja há mais de 100 anos fornecendo artigos de viagens em seus 3 andares mais subsolo. O que você pensar sobre viagem tem lá: mapas de todo jeito e tamanho, guias, livros, revistas, agendas, diários, bússolas, artigos de camping, jogos, papéis de presente… Tem até uma seção de globos terrestres! É de enlouquecer.
2. Magma – de tão boa tem duas: a Magma Books e Magma Products. A Magma Products tem todas aquelas coisas legais que a gente gosta de garimpar em viagens e ótimas ideias para presentes. Uns metros mais à frente, na mesma quadra, está a Magma Books, uma livraria de design com uma grande variedade de títulos de livros e revistas, mais outras cositas interessantes como os sketchbooks (caderninhos de desenho) feitos em casa.
3. London Graphic Centre – Paraíso dos artistas visuais. Lápis, canetas, tintas e papéis de diversos modelos, cores e marcas. É o que você vai encontrar nessa papelaria com ar de galpão escondida numa rua de fundos sem muito movimento.
4. Do shop – mais uma loja de adoráveis inutilidades bem boladas para as quais a gente sempre acaba achando um uso. De utensílios de cozinha a acessórios, tem sempre alguma coisa de que estamos “precisando” 😉 Tem um programa para revelar jovens talentos vindos de universidades, fugindo assim das marcas de design convencionais.
5. ScreenFace – loja de maquiagem artística. Tudo o que você precisa para arrasar no palco, na TV ou em uma festa a fantasia. Mesmo que você não seja ator ou maquiador, vale bisbilhotar as curiosidades à venda, como o lifting facial instantâneo e a linha de efeitos especiais.
6. United Nude – na minha opinião, a loja de sapatos mais criativa de Londres. Design inteligente e nada convencional. Gosto tanto que já escrevi um post sobre ela, leia aqui.
7. Opera Opera – os óculos super cool, de inspiração retrô, são de fabricação própria, a mão, no Reino Unido. A loja também reproduz qualquer modelo vintage que você levar lá, mesmo em foto.
8. Orla Kiely – loja da designer irlandesa conhecida pelas suas estampas vintage. Tem roupa, bolsas, material de papelaria e artigos de casa, tudo fofíssimo. A Uniqlo já fez uma linha assinada por ela e outro dia topei numa estampa dela em papel de parede no blog A Viagem Certa.
9. Bloch – especializada em artigos para dança, já apareceu aqui no blog, no post com dicas para quem pratica dança. Tem tudo o que você precisar para suas aulas, do balé à dança de salão.
10. Tabio – maior loja especializada em meias não convencionais que eu já vi. Zilhões de modelos e cores. É uma das 4 lojas da marca japonesa fora da Ásia (tem uma outra em King’s Road e 2 em Paris).
11. Tatty Devine – os acessórios do momento, em acetato supercolorido com figuras divertidas. A peça mais famosa é o colar com o nome da cliente, feito na hora na cor escolhida.
12. London Transport Museum Shop – OK, essa é perto da piazza. Fica no museu do transporte mas tem entrada livre ao público. Tem os souvenirs mais fofos de Londres, todos relacionados aos transportes. Eu adoro as almofadas e pufes feitos com tecido dos assentos do metrô.
Veja a localização das lojas no mapa. A ordem das letras é uma sugestão de roteiro, caso você queira conhecer todas. Ele começa e termina com as minhas preferidas.
Além de todas estas joias, Covent Garden tem todas as grandes marcas como H&M, Zara, Mango, Nike, Urban Outfitters, All Saints, MAC e outras tantas.
Se estiver procurando roupas de frio, vá à Southampton Street, ali pertinho. Contei tudo sobre ela nesse post aqui.
PS.: Registro aqui minha decepção com o fechamento da loja da Firetrap, uma das minhas marcas de roupa inglesas preferidas, depois sua aquisição pela Sports Direct. Felizmente, ainda é possível encontrar peças da marca na loja de departamentos House of Fraser em Oxford St e no site. Para quem curte moda alternativa recomendo conhecer.
'Roteiro: as melhores lojas de Covent Garden' have 18 comments
21/03/2014 @ 12:51 am silvia
A.M.E.I!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Preciso conferir esse roteiro ao vivo URGENTE!
21/03/2014 @ 1:48 am Deb
Você não vai se arrepender! 😉
21/03/2014 @ 1:21 am Dalia
Vou precisar passar 1 semana só para ver esse monte de “museus”. É, porque pra mim loja é apenas um outro tipo de museu…
21/03/2014 @ 1:54 am Deb
Concordo! Loja é um museu em que se pode tocar em tudo!
21/03/2014 @ 5:13 am Vivian
Ola Deb,
Adorei seu Blog e suas dicas.
Vamos marcar um cafe e um passeio a Londres juntas.
Abs
23/03/2014 @ 4:11 pm Christiane
Ótimo artigo!
Segredos de Londres vem sendo um dos meus principais guias acesso pelo menos duas vezes por semana.
Parabéns pelo seu blog Deb, me ajudas muito!
Abraço.
23/03/2014 @ 6:33 pm Deb
Christiane, que bacana! Obrigada pelo comentário, ganhei meu dia!!!
Beijos
Deb
23/03/2014 @ 8:21 pm Christiane
Nada mais justo receberes um feedback de quem utiliza e adora o blog!
Fico contentíssima em saber que fiz você se sentir tão bem!
24/03/2014 @ 11:34 am Deb
=)
29/04/2014 @ 10:27 pm Pâmela
Amandooo muito seu blog e suas dicas!!
Vou pegar invernão em Londres, em janeiro próximo, mas quero muito fazer atividades ao ar livre. É possivel né??
30/04/2014 @ 3:49 pm Deb
Oi Pâmela, que bom

Dá para fazer atividades ao ar livre sim, depende só da sua resistência ao frio!
É importante acordar cedo, para aproveitar ao máximo as horas com luz.
Abraço!
15/06/2014 @ 11:23 pm Melissa
Adorei seu blog !!! vou para Londres com minha família em agosto desse ano queria saber se vai ter algum show para adolescentes nesse período ou corrida de rua ?
Obrigada
Melissa
Natal -RN
Brasil
24/06/2014 @ 9:53 pm Deb
Oi Melissa, que bom!
Preciso pesquisar sobre os shows…
Você leu os posts sobre a maratona de Londres? Eles tem bons links para provas de corrida.
Abraço
Deb
04/08/2014 @ 4:03 pm Regiane
Deb,
Vou a Londres na primeira semana de Outubro agora. Terei pouco tempo para visitar tudo como gostaria.
Assim, favor, aos sábados e principalmente no domingos o quê posso encontrar aberto para compras de Tênis (Asics), perfumes, brinquedos, sunglass?
Tem alguma dica?
Regiane
Sorocaba – SP
19/08/2014 @ 9:20 pm Deb
Oi Regiane, quase todas as lojas do centro de Londres abrem aos sábados e domingos.
04/10/2014 @ 11:19 pm Edson
Muito bacana o blog, vou passar cerca de 2 meses em Londres final deste ano e pretendo visitar grande parte dessas lugares. Segredo de Londres vai ser meu intinerario online haha
06/10/2014 @ 11:14 pm Deb
Às ordens! Obrigada pela visita
26/08/2015 @ 11:50 pm O que fazer em Londres - Segredos de Londres
[…] A cotação da libra está assustando, mas ainda assim é possível encontrar boas barganhas em Londres, principalmente nas lojas fast fashion. E mesmo que você não pretenda comprar nada, as lojas são uma grande fonte de inspiração, das lojas de departamento como Selfridge’s, Harrods e Liberty e suas vitrines super criativas às pequenas lojas independentes (veja este roteiro que preparei com as lojas mais legais de Covent Garden). […]