Esse post do Viajoteca me deu uma dor de cotovelo danada! Há tempos que andava com essa ideia na cabeça e nunca sentava para escrever: as linhas de ônibus em Londres que valem por um passeio. Ônibus normais mesmo, de rua, mas que passam por lugares bacanas e por isso se convertem em um verdadeiro passeio pela cidade.
Li o post pensando, puxa… eles mandaram bem mesmo! Ainda bem que Londres é uma cidade grande e tem muitas linhas de ônibus que fazem passeios lindos. Duas das minhas linhas de ônibus favoritas não estão lá, então posso falar sobre elas complementando o post da Martinha.
Atenção: essas linhas de ônibus não entregam pontos turísticos, mas mostram lugares absolutamente especiais em Londres além de dar uma ideia de como é a “vida real” na cidade.
Vamos a elas:
Linha 274 – Lancaster Gate – Angel Islington
Este ônibus não tem 2 andares como os famosos double deckers, mas faz uma rota especial que vai de Lancaster Gate, uma das entradas do Hyde Park, a Angel, um bairro super legal, cheio de lojas e restaurantes legais como a Smug e muitos outros que ainda vou contar por aqui. Recomendo fazer o trajeto nessa direção, pois o ponto final em Angel é meio difícil de encontrar.
A rota do ônibus 274
- Lancaster Gate – uma das entradas do Hyde Park
- Bayswater Road – o 274 vai margeando o parque pelo norte por esta rua
- Marble Arch – esquina da Oxford street, espie a escultura da cabeça do cavalo e o arco de mármore que inspirou a estação de metrô
- Oxford Street – um gostinho da rua mais movimentada da cidade, mas sem ficar preso no seu trânsito sempre infernal
- Portman Place – em direção ao norte de Londres, uma área super tradicional da cidade (paralela à famosa Baker Street). Descendo aqui você pode dar uma volta em Marylebone, um dos bairros mais tradicionais e um dos meus preferidos de Londres. Já já escreverei mais sobre ele.
- Park Road – rua paralela ao Regent’s Park. Preste atenção na mesquita central de Londres com sua cúpula e lustre de cristal incríveis
- Prince Albert Road – a rotatória passa em frente ao Lord’s Cricket Ground, principal estádio de Cricket de Londres
- Regents Park – desça na primeira parada depois da rotatória (Prince Albert road) para caminhar até Abbey Road (aquela mesmo dos Beatles, 15 min a pé). As próximas 3 paradas te deixam no Regent’s Park. O ônibus passa paralelo ao meu amado Regent’s Canal (leia sobre esse passeio aqui e aqui). Desça em Avenue Road para dar uma volta por algumas das mansões mais incríveis que você vai ver na sua vida.
- Primrose Hill – um dos parques mais lindos de Londres. Do alto da colina se vê toda a cidade. Escrevi sobre ele nos posts sobre o Regent’s Canal). O ônibus passa um pouco pelo meio do bairro de Primrose Hill, que é super charmoso e um dos mais elegantes da cidade.
- Camden Town – dispensa apresentações
- Camden Road / Kings Cross / Caledonian Road – depois de Camden Town o 274 passa por umas áreas não tão bonitas, mas que são importantes para completar o panorama da cidade
- Angel – o ponto final do 274 é uma bela descoberta. O bairro, que era eminentemente residencial e conta com casinhas graciosas escondidas em pequenas vielas, ganhou nos últimos anos muitos restaurantes e lojas, transformando-o em um destino de compras e de baladas jovem.
Veja algumas fotos desse passeio (algumas tiradas de dentro do ônibus!):
Mapa da rota do ônibus 274: oeste – leste
Linha C2 – Parliament Hill Fields – Victoria
Essa é uma linha de ônibus posh (a gíria para chique em inglês). Passa em bairros elegantes mas por rotas pouco manjadas.
A rota do ônibus C2
- Parliament Hill Fields – um parque lindo e menos conhecido no norte de Londres. Tem lagos, quadras de tênis para alugar e do alto da sua colina se tem um panorama de Londres de cair o queixo
- Kentish Town – bairro residencial sem grandes pretensões, mas que cada vez mais está em evidencia
- Camden Town – dispensa apresentações…
- Regent’s Park – o C2 desce a Albany Street, que margeia o Regent’s Park pelo leste, passando pelos fundos das mansões de frente ao parque
- Great Portland Street – já entrando no miolinho do centro, abriga lojas, bares e escritórios
- Oxford Circus – a esquina mais movimentada de Londres. Já se perguntou por que se chama circus? Eu já, mil vezes, até pesquisar e entender que quer dizer rotatória
- Conduit Street – uma das ruas mais chiques de Londres. Algumas das marcas mais exclusivas moram aqui, como Stella McCartney e Kenzo
- New Bond Street – residência das flagships dos grandes nomes da moda e joias como Louis Vouiton, Bulgari, Tiffany’s, etc…
- Berkeley Square – o epicentro da elegância em Londres. O primeiro Nobu da cidade fica nesta praça
- Green Park – o tradicional hotel Ritz e o Mahiki, discoteca frequentada pela realeza, ficam a poucos metros, assim como a Fortnum & Mason. Salte nesse ponto para caminhar até o palácio de Buckingham pelo parque
- Hyde Park Corner – após o arco de mármore o C2 margeia os fundos do palácio de Buckingham. Do outro lado da rua, hotéis e edifícios tradicionais. Atrás deles estão Knightsbridge e Eton Square, dois dos endereços mais caros de Londres
- Victoria – o ponto final é numa das mais movimentadas estações de trem da cidade, onde chega um dos serviços de trem do aeroporto de Gatwick.
Assim como o 274, é um passeio lindo para se fazer em tanto em um dia ensolarado quanto de chuva.
Dá uma olhada nas fotos de alguns trechos do trajeto.
Mapa da rota do ônibus C2: norte – sul
As fotos do post foram tiradas pela super Tininha. Muito obrigada, querida, e também aos figurantes de luxo! 😉
Veja todas as informações sobre os transportes de Londres no site da TFL.
Não deixe de ler os posts sobre passeios a pé em Londres!
Se você gostou deste post e quer conhecer mais rotas de ônibus que valem por um passeio em Londres, me avise aqui nos comentários e postarei outras!
'Passeando de ônibus em Londres' have 18 comments
29/12/2014 @ 10:32 am Tininha
Conte comigo sempre querida! O post ficou muito bom… deu ate um ciuminho dos meus busus sou meio possessiva com essas duas rotas!
PS: tentei clicar nas 5 estrelinhas completas mas meu mouse nao deixou… Aqui vao as estrelinhas improvisadas: *****
29/12/2014 @ 3:36 pm Deb
Valeu mesmo, querida!!! Deu trabalho mas acho que ficou bom sim!
O C2 eu não discuto mas o 274 é meu também 😉
O rating não tá funcionando? Vou ver o que deu…
Beijocas mil!
29/12/2014 @ 2:49 pm Flavio
Gostei muito! Outras linhas poderiam ser colocadas aos poucos para informação de outros passeios. Muito legal, parabens!
29/12/2014 @ 3:38 pm Deb
Que bom que gostou, Flavio! Esse tipo de post dá trabalho, fico muito feliz de saber que alguém lê e curte!
Em breve adicionarei mais linhas, e vale ler o post original do Viajoteca também.
Abraço!
30/12/2014 @ 12:22 pm Susan e Rita
Adorei!! Muito bom ter colocado as fotos e, mais importante, o mapa do trajeto. Esperamos u. Dia morar em Londres. Acreditamos que este dia está chegando. Enquanto isso, vamos fazendo passeios virtuais! Ja estivemos aí 3 vezes.
Obrigada e abraços
31/12/2014 @ 9:06 am Deb
Oi Susan e Rita,
Demais saber que vocês gostaram do post e viajaram com ele! Aos poucos vou colocando outras linhas, tem muitas que fazem passeios legais.
Beijo e feliz ano novo!
30/12/2014 @ 1:40 pm Martinha
Merci Beaucoup pela referência Deb..
Hahaha.. Já perdi as contas de quantos posts pensei em fazer (até escrevi o rascunho), bobeei e alguém escreveu um post muito parecido.
Adorei essas duas linhas, nada como morar no local para conhecer bem..
Super beijo e feliz 2015!!
30/12/2014 @ 4:43 pm Mirella Matthiesen
Uia que legal esse post!!!! Complementa mesmo o post da Martinha!
Aliás, thanks pelo link
bjão e feliz ano novo!
31/12/2014 @ 9:08 am Deb
Oi Mi e Martinha,
Que honra recebê-las aqui!
Beijão e feliz ano novo, que tenhamos um 2015 cheinho de viagens e histórias pra contar
18/05/2015 @ 11:55 pm Segredos de Londres completa 4 anos no ar! - Segredos de Londres
[…] Entre os posts que fizeram mais sucesso este ano estão o Roteiro de 1 dia em Londres a pé, as Linhas de ônibus que valem por um passeio e o super guest post com 10 lojas de design e decoração que ganhei da Heloisa […]
09/07/2015 @ 10:46 pm Fatima Alves
Oi, amei o post e adoro este site!!!
Estou economizando para ir em férias futuras a Londres e realizar um grande sonho.
Fazer passeio de ônibus é um de meus planos. Só tenho uma dúvida: esses ônibus param no ponto final e temos que descer? Ele retorna ao ponto inicial ou vai por outro caminho?
Agradeço!!!
10/07/2015 @ 1:58 pm Deb
Oi Fatima,
Os ônibus param no ponto final sim. Você pode pagar outra passagem e fazer o caminho de volta, ou pegar o metrô, que fica perto de todos os pontos finais.
Um abraço e aproveite a viagem!
26/08/2015 @ 4:03 pm O que fazer em Londres - Segredos de Londres
[…] E não há nada como a sensação de sentar no 2º andar de um ônibus double decker e apreciar a cidade do alto, sem pressa de chegar (até porque as viagens de ônibus costumam demorar bem mais do que as de metrô). Neste post indico 2 linhas de ônibus que fazem um passeio super legal. […]
11/09/2015 @ 8:31 pm Wanice Bon'ávígo
Oi Deb! Eu adoro esse post! Já o salvei no meu evernote!
Vou te pedir uma dica. Chegando em London no final da tarde, gostaria de pegar um bus à noite, pra dar aquela climatizada, passando por alguns locais bacanas.
A partir do Clapham, alguma sugestão?
Bjs!
Wanice
11/09/2015 @ 10:50 pm Deb
Oi Wanice!
Sem dúvida, pegue o 88. Vai até Camden Town, passando pelo Parlamento/Big Ben, Trafalgar Square, Piccadilly Circus e Oxford Circus. E depois pegue ele para voltar. Depois me conta!
11/09/2015 @ 11:03 pm Wanice Bon'ávígo
Com certezaaaaa!!! Obrigada! Faltam só 17 dias. Bjs
11/09/2015 @ 11:05 pm Deb
PS.: não esqueça de sentar em cima, na primeira fila!
13/01/2016 @ 1:28 pm Linhas Turísticas de Ônibus Coletivo em Londres - No Mundo da Paula
[…] Para quem quer saber um pouco mais sobre as linhas turísticas de ônibus coletivo, a Martinha do Viajoteca fez um post falando sobre linhas que valem o passeio e a Deb do Segredo de Londres também fez um post sobre passeio de ônibus em Londres. […]